Como se vestir para uma entrevista de emprego

Quando você está em busca de emprego, as entrevistas são frequentes e com elas chegam também as dúvidas – não só quanto ao que responder – mas também sobre como se vestir e se portar durante elas.

No quesito visual, a gerente de RH da Catho Angélica Nogueira sugere que para se vestir adequadamente, o ideal é pesquisar sobre o ambiente e a cultura da empresa antes da entrevista.

Essas informações permitem que você saiba como as pessoas se vestem e se portam por lá e poderá ir preparada e sem destoar do “clima” da empresa.

Se você conhece alguém que trabalha lá, vale a pena perguntar sobre o estilo da empresa. Se você não conhece ninguém de lá, procure saber mais sobre ela através da internet, em seu site institucional, com isso você já terá um caminho para buscar conhecer o ambiente do local e saberá como se vestir para a entrevista.

“De maneira geral, para as mulheres, [sugere-se] um terninho de cor neutra ou um tailleur, sapato scarpin, maquiagem leve e acessórios discretos. Deve-se evitar decotes, maquiagem carregada, peças transparentes e roupas de balada. Em locais menos clássicos, os jeans podem ser usados, mas não os rasgados ou os muito desbotados, o estilo discreto permanece” aconselha a especialista. Evite também acessórios muito carregados, ou com brilho, como brincos de argola e maxicolares.

3 opções de look para entrevista de emprego

Angélica Nogueira dá três exemplos de looks para ir à entrevista: um formal, um casual e o último informal para ambientes mais descontraídos. Confira:

Look formal: Terno, calça social ou tailleur, sapatos e acessórios básicos. Ideal para entrevista em empresas de grande porte, grandes corporações, bancos e cargos administrativos.

Look casual: Calça jeans escura sem muitos detalhes, camisa social, sapatos e acessórios básicos. Esse look é o “coringa” dos looks profissionais por não ser tão formal e nem tão informal, caindo bem para a maioria dos tipos de empresa e cargos.

Look informal: Calça jeans, camisas ou vestidos na altura do joelho, sapatos ou sapatilhas e acessórios. Caso a empresa em questão seja bem informal e despojada, você pode optar por esse look mais tranquilo para comparecer à entrevista.

Matéria do site: http://www.dicasdemulher.com.br/